quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Ebooks X livros físicos


Eeeeeei pessoal! Como vocês estão? Hoje acordei cedo, acabei perdendo o sono e decidi ler um pouco, porém, fiquei um bom tempo tentando escolher entre o livro físico que eu já estava lendo ou um ebook que eu queria MUITO ler. Acabei optando pelo ebook (quem me segue no skoob percebeu isso, HAHAHA) e, de certa forma, isso me fez pensar em como evolui ao longo dos anos, hehehe!

Há um tempinho atrás, eu me recusava totalmente a ler ebooks. Condenava de todas as formas possíveis aqueles aparelhos pequeninos e fofis que servem para a leitura deste tipo de livro e achava super nada a ver trocar o livro impresso por algo virtual. Na minha cabeça, havia algo muito errado em ler um livro usando o celular, tablet ou o computador, acreditam?! HAHAHA Nem eu entendo direito essa raiva enrustida que eu tinha de ebooks, mas o fato é que, ao longo do tempo, fui percebendo a utilidade deste recurso que obviamente no meu ponto de vista continua não substituindo o prazer de ler um livro onde posso passar manualmente as páginas (por isso esta tirinha na abertura do post :). 

Quando comecei a perceber a lotação de papéis que eu carregava para a faculdade e, pior, o tanto de dinheiro que eu deixava no xerox, comecei a considerar a possibilidade de usar os textos em PDF, ler pelo computador etc. Minha vida mudou! Além de economizar tempo na fila do xerox e dinheiro, diminui o volume de coisas e de quebra comecei a ajudar o meio ambiente com a redução de papel usado! 

Ao longo das leituras acadêmicas, fui conhecendo livros existentes só no formato de ebook/epub que eu desejava ler e também fui recebendo alguns livros de parceria aqui do blog que, para facilitar o intercâmbio, eram me enviados em arquivos por email. Bom, eu precisei me adaptar; corri atrás de um tablet e agora sou bem feliz de ter entrado neste mundo de livros "virtuais". ^_^

Por outro lado, ainda continuo preferindo MILHÕES DE VEZES os livros físicos, aqueles impressos que posso sentir o cheiro das páginas e usar marcadores fofos para salientar algo que tenha gostado; o fato é que eu queria saber a opinião de vocês: 
  • Existe um formato melhor do que o outro?
  • Qual dos dois é mais prático?
  • O que mudou na sua vida depois que os ebooks entraram?
Não sei se ficou claro ao longo deste post a minha posição, então vou reafirmar, hahaha! Eu amo os livros físicos e para mim eles são insubstituíveis, morro de medo de eles acabarem ficando obsoletos (acho que eu não sobreviveria como leitora, hehehe =P), maaaaas, pensando por outro lado, os livros em formato de arquivo são mais fáceis de carregar, os aparelhos comportam uma biblioteca imensa sem pesar quase nada e alguns são até impermeáveis!

Eu sinceramente não acredito que exista um "superior" ao outro, visto que o objetivo dos dois é fazer a pessoa ler, e isso eles cumprem com sucesso; porém, cada pessoa se identifica com um formato e, talvez pela praticidade, a maioria dos leitores tenha se rendido ao mundo dos ebooks (o que definitivamente não é algo ruim, ao meu ver).

Bom, o objetivo desse post foi compartilhar com vocês uma divagação que surgiu na minha mente de algo que nunca havia pensado e, por isso, quero realmente saber a opinião de vocês, quem sabe eu amadureça minhas ideias acerca deste assunto e entre cada vez mais a fundo nos livros que tenho separados no pen drive para leitura. ^_^

Um super beijo e muito obrigada a quem responder,
Vi. <3

skoob * weheartit * instagram * youtube snapchat: vividsb7

2 comentários:

  1. Meu Deus, Vi...
    A gente tem muuita coisa em comum mesmo. Eu era extremamente resistente aos formatos digitais. Aos poucos eles foram, e ainda estão, ganhando espaço aqui ( até porque facilita minha vida com as bíblias da faculdade).
    Claro que ainda prefiro, livros físicos, a experiência de comprar um livro, cheirar, analisar capa, lombada e tudo mais não tem preço.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é???? Eu tô falando... hahahahahaha! Você falou algo que é bem verdade, facilita MUITO a vida da gente que precisa carregar trocentos livros e textos e coisas! E claro que nada substitui nossa estante da "vida real" ficando cada dia mais cheia! *-*

      Beijoooos <3

      Excluir

Deixe aqui seu recadinho!