sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Confissões Online - Íris Figueiredo



Oiiii gente! Tudo bem com vocês? Esse mês li um dos livros que mais estavam empacados na minha estante: Confissões Online da linda Íris Figueiredo (quem se lembra das fotos que tiramos juntas nas Bienal de BH ano passado?? Acesse AQUI)! Eu confesso que não esperava muito do livro, apenas mais um YA fofinho, porém fui completamente surpreendida pelos temas que a história aborda! 

Tudo começa com Mariana nos contando como sua irmã Melissa está pirando com o próprio casamento, dando crises, sendo grosseira e entrando em certo pânico disfarçado. Mari se sente tão estressada por isso também que decide gravar um vídeo desabafando e postar no YouTube, afinal, ninguém veria o vídeo mesmo, não é? ledo engano hehehe D:

Ao longo das páginas, conhecemos um pouco mais de sua vida e descobrimos que ela é uma garota que está no terceiro ano do ensino médio, tem apenas uma amiga, não sabe o que cursar no vestibular e teve um intercâmbio "sabotado" pelo casamento da irmã. Intercâmbio esse que, para Mari, era extremamente necessário. Os últimos tempos  não têm sido fáceis para ela, depois que uma fofoca foi divulgada como verdade por um grupo formado por sua ex-melhor amiga, ex-namorado e melhor amigo do ex-namorado, sua vida mudou bastante. De popular, a garota passou a ser o assunto da escola, sem amigos e sem reputação.

Sofrendo dessa forma e se sentindo culpada, ela acaba não contando aos pais o que está acontecendo, apenas à sua única amiga, Carina, que estuda em outra escola, tem uma mãe maluca e parece estar sofrendo de distúrbios alimentares, visto que não para de emagrecer e cada vez que Mari a encontra ela está  mais abatida. Tudo começa a mudar quando a Mariana vai ao show de sua banda preferida, Tempest, e um garoto super fofo que ela conheceu em um restaurante e ela não sabe o nome a leva para os bastidores. Depois que tudo isso acontece, ela grava mais um vídeo para o seu canal no YouTube, Marinando, que começa a bombar! 

Com a ajuda do garoto do show e uma câmera na mão, Mari começa a ficar conhecida e, depois de publicar um dos vídeos de sua irmã surtando por causa do casamento, ela se torna MUITO famosa e as pessoas da escola começam a notá-la novamente. Até o final do livro não descobrimos que boato foi esse que espalharam sobre Mariana, nem entendemos muito bem porque tudo está tão difícil para a menina. De certa forma esse é um dos pontos altos do livro. A surpresa que temos no final é extremamente chocante! Eu esperava algo relacionado a namoros e tal, mas não exatamente o que a narradora nos conta.

Íris escreve de um jeito bem levinho, os capítulos são razoavelmente curtos e objetivos, a história não se enrola muito para acontecer, o que é uma das coisas que mais gostei. Sei que existe a continuação desse livro, mas ainda não me decidi se leio ou não. Me apaixonei por uma das personagens e, pelo final da história, é quase certeza que ela vai mudar bastante e poderá se tornar alguém que eu não vou gostar mais. Vocês também tem isso?! Eu fico com mais medo de "desgostar" de um personagem do que de não saber o final definitivo da história, hahahahaha!

Mariana é uma personagem complexa, assim como sua melhor amiga Carina; as duas são profundas, cheias de conflitos que a cercam e a escritora soube muito bem trabalhar com esses problemas. É bom saber que existem autoras que se preocupam não só em contar sua história, mas também envolver nela temas relevantes como bullying, separação dos pais, bulimia, anorexia e outros que não posso contar para não dar spoilers do livro, hehe!

No mais, é um livro que recomendo muito àqueles que, como eu, amam YA! É leve, com bastante humor e situações que nos fazem refletir. Como disse no começo, essa história estava empacada na estante e que bom que a separei para o mês de agosto!!! Quem sabe na Bienal do ano que vem vejo a Íris de novo e não me empolgo para o segundo livro da série?! *--* 

E isso é tudo pessoal! Espero que tenham gostado.

Um beijo, 
Vi. <3 


skoob * weheartit * pinterest * facebook do blog * instagram * youtube snapchat: vividsb7

2 comentários:

  1. Também comprei esse na bienal, autografado pela Iris ! :D mas confesso que comecei a ler e acabei não terminando, mas eu tava bem no inicinho ainda. Fiquei com vontade de dar outra chance pro livro deois dessa resenha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! Ela é uma fofa, não é? Termine sim! O final dá brecha para uma continuação, como falei, mas é um bom fim hahaha! Obrigada pelo comentário <3

      Excluir

Deixe aqui seu recadinho!