segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Um ano inesquecível - Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças


Eeeei gente! Tudo bem? A primeira resenha do ano é de um livro que li em dezembro e amei! *--* Um ano inesquecível é um amorzinho de tão fofo e me fez chorar em todos os quatro contos! Essa reunião de autoras nacionais que a Editora Gutemberg fez foi genial. <3 Para que entendam melhor e para quem ainda não sabe, Paula Pimenta escreveu um conto situado no inverno, Babi Dewet no outono, Bruna Vieira na primavera e Thalita Rebouças no verão. Agora vamos explorar essas quatro épocas do ano segundo a visão de cada autora! *-*

O primeiro conto é da Paula Pimenta e chama Enquanto a neve cair. Nele, conhecemos Mabel, uma menina que está muito brava com os pais pelo fato de eles terem inventado uma viagem para o Chile enquanto ela gostaria de estar num sítio de uma de suas melhores amigas tentando conquistar um cara muito ordinário, por sinal. Apesar da raiva de não estar recebendo notícias de seus amigos e do mau comportamento, Mabel tenta aproveitar a viagem mais pelos pais do que por ela e é com essas atitudes que ela acaba conhecendo o Ben, um instrutor de ski bem maravilhoso e que adora provocá-la, hahaha!

Com essa história veio junto a minha vontade de conhecer a Cordilheira dos Andes, visto que a Paula descreve muito bem todos os lugares e todos os cenários que aparecem nos encontros da Mabel e do Ben. Sobre a escrita dela, nem preciso falar, não é?! A Paula é a minha escritora favorita e não tenho do que reclamar sobre isso. A única coisa que despertou uma mágoa foi o final ter sido corrido, queria saber mais sobre como ficou a vida e a rotina da vida da Mabel depois da viagem, mas acredito que isso seja por conta do número de páginas que cada autora tem para seu conto. Ah, além disso, o conto vem com o layout de grupos de whatsapp em várias páginas! :)

O próximo conto é o da Babi Dewet e foi meu favorito do livro inteiro! Descobrir a escrita dessa autora com O som dos sentimentos foi perfeito! O conto foi recheado de músicas que amo e até minha banda preferida estava em meio à história!!! Foi tão maravilhoso que ENGOLI as cem páginas de Anna Júlia e João Paulo. O que mais gostei foi o fato de ela abordar não só o romance, mas também a autodescoberta pela qual os personagens passam ao longo do tempo, sem contar que ela alterna o ponto de vista da história entre os dois e isso é muito fofo. <3 Ah, outra coisa que amei foi o jogo que ela fez entre os nomes e músicas (Anna Júlia é óbvio, já João Paulo é só pensar que seus pais amavam os Beatles Paul e John, hahaha), vê se não foi genial?! *--*

Quanto à história, os dois personagens são de estados diferentes (Babi marca o sotaque específico, foi ótimo), costumes diferentes e classes sociais diferentes, apesar de que isso não significa nada para os dois, a sociedade acaba influenciando aí, hehe. Anna faz um estágio em um escritório de advocacia ao lado do MASP, museu onde João Paulo toca em frente para ganhar uns trocadinhos e doar. É assim que os dois acabam se conhecendo e que a história de amor deles tem um começo. 

O final foi bem aberto, não consegui pegar direito o que aconteceu, mas mesmo que seja o que ninguém espera, não chega a ser ruim. Babi fez com que as duas possibilidades fossem realmente "possíveis" e é como se os personagens tivessem vida e poder de escolha nisso. Nunca havia lido nada igual e me surpreendi. Surpresa maior tive quando me vi diante do YouTube lendo o livro enquanto ouvia as músicas do conto, algo que não consigo fazer NUNCA! O mais engraçado disso é que a letra e a melodia das músicas (se ouvidas na ordem que está lá) completam o conto e fazem muito sentido junto! Essa experiência de leitura foi genial! <3

A terceira parte do livro é destinada à Bruna Vieira, uma autora que não gostei muito quando li da primeira vez e que poderia ter ido mais longe com a história que propôs no UAI. O conto se chama A matemática das flores e traz uma personagem com todos os dilemas e dificuldades de ser dona de um cabelo crespo que ela conserva com muito orgulho (ponto pra Bruna *-*). Jasmine está na reta final do ensino médio, mas matemática nunca foi seu forte e ela pode tomar bomba por causa disso. Sua mãe e seus professores sugerem que ela tome aulas particulares no turno da noite, quando sua escola se transforma em uma universidade focada nas matérias exatas. É por conta destas aulas que Jas conhece Davi, um universitário e ótimo professor particular. 

O conto, como já disse, tinha tudo para ser maravilhoso, a não ser pelo fato de que tudo o que eu pensava que iria acontecer, acontecia e que, quando algo surgia na história que eu não havia previsto, esse fato não fazia a menor diferença! Diferente da Paula, que precisava de mais páginas, senti que a Bruna demorou uma vida para encher as cem que cabiam a ela e precisou "encher linguiça" pra fazer o troço fluir, hahaha!

Em último, vem Thalita, com o conto Amor de carnaval que, como podem inferir, se passa quando? Isso aí, no carnaval, hehehehe! Achei interessante o fato de que o romance do livro só se desenvolve por conta de um sonho que uma das melhores amigas da personagem principal tem. Foi um enfoque diferente e inovador nesse livro, porque além de contar a história de amorzinho, Thalita também falou sobre amizade, e de um jeito bem levinho. 

Tati é uma menina que sonha em ser famosa e, depois que seu irmão acaba ficando com a maior funkeira do Rio de Janeiro, ela acaba embarcando nessa fama passageira e dá um jeito de carregar suas duas melhores amigas consigo: Inha e Kaká. Inha é o foco da história. Ela tem 17 anos e sonha com o dia em que vai viver um amor de verdade, sem mentiras, traições e enrolação (me identifiquei *-*), por isso tem para si de que o primeiro encontro nunca é a data para dar o primeiro beijo. Bom, isso era até Tati conseguir que as três fossem passar o carnaval na Sapucaí brilhando no camarote mais badalado do momento e ela conhecer um garoto incrível, Guima. Depois dessa noite, a vida de Inha muda da noite para o dia  literalmente!

A história é bem engraçada e consegue arrancar várias risadas de nós, leitores. O único problema é que Inha é uma menina MUITO orgulhosa e cabeça dura! Ela demorou umas vinte (ou mais) páginas para se deixar relaxar e voltar atrás em suas atitudes, sendo que ela não tinha razão para ter tanto ódio assim. Não gosto disso e não gostei disso na história u.u hahahaha!

Bom, pessoal! É um livro até que bem "gordinho", mas vale a pena cada página que vocês vão ler. Apesar de tudo que apontei, cada trechinho tem algo de bom que vocês possam tirar para a vida e levar consigo. Alguém aqui já leu ou pretende ler? Qual foi o conto que mais chamou a atenção de vocês?! ^_^

Um beijo,
Vi. <3

skoob * weheartit * instagram * youtube snapchat: vividsb7

10 comentários:

  1. Flô! Acredita que estou lendo esse livro no momento?? Estou no segundo conto, o da Babi e estou amando!!! mas confesso que o da Paula não me surpreendeu muito!! Também pretendo fazer resenha dele lá no blog!! Adorei a sua!! Eu comprei o livro sem fazer ideia do que se tratavam cada conto! E eu não conhecia obra de nenhuma delas... Grande beijo!! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eiii Natalia!! Que coincidênciaaaa! HAHAHAHA! A Babi realmente superou nesse livro, sem dúvidas e realmente o conto da Paula foi legal, mas é como se a gente já soubesse a história... Te garanto que está conhecendo a obra delas de maneira maravilhosa!! *-*

      Um beijo!! ^_^

      Excluir
  2. Oi, moça!

    Puxa, acredita que ainda não comprei? Tem tantos livros que eu deveria ter comprado e até agora nada. Estou bastante curiosa, mais por causa das autoras. Admiro muito a Thalita (um amor de pessoa, pelamorrrr <3) e a Paula (apesar de o último MVFS ter me decepcionado, né). Já li o primeiro livro da trilogia da Babi e acabei não gostando (apesar de ela ter uma escrita muito boa). Não sou muito fã da Bruna e a literatura não faz muito o meu estilo, acho. Mas, mesmo assim, ainda quero muito conferir os contos! Vou ver se o Submarino tá com um preço bom :3
    Adorei sua resenha, pois você falou dos quatro contos de forma bastante sincera e conseguiu balancear muito sua opinião.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eiii Nina!!

      Estou assim também... quero comprar muitos livros mas sempre acabo largando um ou outro de lado. :/ A Thalita é mesmo um amor de pessoa, muito fofa!! Como disse, descobri a Babi por esse conto, porque o livro dela nunca havia me chamado a atenção, visto que é uma fanfic inspirada em uma banda que gosto muito e morro de dificuldades de separar as coisas (fiquei com medo de ler e a história influenciar na minha opinião). Também não sou muito fã da Bruna, minhas experiências com ela não foram boas... :(

      Dá uma chance sim, tenho certeza que de algum você vai gostar!! *-*

      Obrigadaaaa, Beijos!

      Excluir
  3. Esse livro está na minha lista da #MLV2015, mas ainda não li hahahah

    Será que tem como você me ajudar e responder a pesquisa de público do blog? É rapidinho: http://goo.gl/forms/BdIk5DpDEl <3
    Já está participando da maratona literária com a gente? https://goo.gl/mbYFW2

    Blog.
    Facebook.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! Dá uma chance, ele é muito rapidinho de ler!! ^_^

      Claro, vou responder!

      Beijos!

      Excluir
  4. Das autoras eu só conheço a Bruna Vieira e a Babi Dewet. Você curte McFLY, chegou a ler a fic dela que virou livro, Sábado à Noite? Eu acho que você ia curtir bastante! É repleto de músicas deles.
    Eu gosto das crônicas da Bruna, mas não gostei dela escrevendo ficção, ela não tem muita noção de como desenvolver as histórias.
    Eu até tive curiosidade de ler, mas não acho que é o tipo de livro que eu gostaria.
    Ainda assim, resenha ótima, super completa (:

    http://sobrelivroseletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeei Aline! Eu conheço a fic sim, mas não li, preferi começar com esse conto, por serem livros caros, se eu não gostasse o prejuízo seria maior, hehehe. Também não gosto muito da escrita da Bruna, não tive nenhuma experiência que me surpreendesse... :(

      Obrigadaaaa! Um beijo!

      Excluir
  5. Nossa, eu to querendo muito ler esse livro, principalmente o conto da Babi! <3
    Ele está na minha lista de metas esse ano haha
    Adorei o blog e estou seguindo (;
    http://diariasleituras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeeei Carool!! É o melhor conto de todooos, sem dúvida! Leia sim, hahaha! Obrigada, fico feliz que tenha gostado.

      Beijoooos! <3

      Excluir

Deixe aqui seu recadinho!