segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Eu fico loko - Christian Figueiredo de Caldas


Eeeeeei gente! Como vocês estão? Hoje trouxe a resenha de um livro que mudou totalmente a visão que tinha do Chris, o vlogueiro mais "lokão" desse Brasil, conhecem? Pois bem, eu adoro os vídeos dele, tanto os do canal pessoal quanto os vídeos mais profissionais, por isso decidi ler o livro (quer dizer, por isso e depois de assistir ESSE vídeo do Gengiscan que me assustou horrores :o). 

Para começar, é preciso ter em mente que este livro não tem uma história propriamente dita, são vários episódios da vida do autor narrados em cerca de quinze capítulos (tem um que é a mãe dele quem escreveu, inclusive), todos eles tratando da adolescência e infância dele. Na obra conhecemos um Chris bastante diferente daquele que vemos nos vídeos que ele faz para o YouTube; nos deparamos com uma criança/adolescente tímida e bem reservada, mas que não deixou de aproveitar estas épocas da vida por isso. 

Me decepcionei com alguns fatos que li, visto que não esperava isso do Chris - como por exemplo a tentativa de embebedar uma garota para beijá-la (também conhecido como assédio sexual) - e, por isso, ele caiu no conceito que eu tinha dele. Acredito que são memórias que ele teve uma razão em expôr, mas que não deveriam ser expostas da maneira como foram, tendo em vista o público-alvo pré-adolescente que o livro possui. Na minha opinião, o fato do "embebedamento" que citei, por exemplo, poderia ter algo a acrescentar caso tivesse vindo seguido de algum arrependimento ou algo do tipo, mas a única coisa que o autor comenta sobre o fato é que foi babaca e "batido" ter que deixar a menina bêbada para que ela aceitasse ficar com ele. (???????)

Quanto a escrita, esse cara tem talento, tá?! Escreve de uma maneira descontraída e que nos faz ler bem rapidamente (terminei com duas horas de leitura, hahaha), o que talvez se deva ao fato de ele escrever desde quando era bem pequeno. Muitas das histórias foram divertidas e legais, outras, como já comentei, poderiam ser evitadas e não acrescentam nada de inovador ou especial na vida do Chris e muito menos na minha.

A diagramação do livro também está super legal! Em meio aos capítulos, vemos frases destacadas e coloridas, fotos do Chris quando menor e muitas são pessoais, com os pais, namorada e amigos de longa data; é um livro bem harmônico e alegre, em termos de visual.

Uma questão que gostaria de levantar para quem leu, folheou ou só leu resenhas sobre o livro do Chris: em setembro ele lançará o "Eu fico Loko 2" e, segundo o próprio autor, nele há a promessa das histórias que ele teve medo de contar no primeiro livro... imaginem só o que vai sair!! Vocês acham que o livro deveria ter uma classificação etária? Ou acreditam que o Chris vai ser prudente dessa vez e não dar certos maus exemplos? Me contem, estou curiosa para saber a opinião de vocês, sério, hehehe! =P

Bom, no geral, foi uma leitura rápida e engraçada. Gostei e não gostei de saber mais sobre o Chris, me entendem? HAHAHAHA! Eu era uma fã assídua do canal, por achar que ele é um dos vlogueiros que menos cria polêmicas e tal (assim como o Gusta <3), mas hoje em dia o olho de maneira menos "auspiciosa", digamos assim kkkkk =P

Se me perguntassem algo sobre a recomendação do livro, diria que não seria legal pré-adolescentes lerem e reproduzirem certos comportamentos "machistas" e "descabeçados" que o Chris pontua e não se arrepende de pontuar, portanto, não aconselharia pôr o livro na mão de um minino sem você ~adulto~ ler primeiro e ter certeza do que se está fazendo. ;)

E essa foi a resenha desta semana, espero que tenham gostado e comentem comigo sobre o que questionei ali! :D

Um beijo,
Vi. <3

4 comentários:

  1. Estou lendo agora, por causa da nossa conversinha de antes. Quando eu acabar de ler venho dar uma opinião mais completa...
    Beijões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Issoooo, volte porque quero saber sua opinião, hahaha!

      Um beijooo!

      PS: Amo nossas noites comentando leituras <3

      Excluir
  2. Adorei, sempre tive vontade de ler ele!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recadinho!