segunda-feira, 9 de março de 2015

Crítica: Confissões de Adolescente


Oooolá pessoal! Tudo bem? A crítica de hoje é do último livro que li em fevereiro: Confissões de adolescente, da autora Maria Mariana.

Já começo dizendo a vocês que é um livro sem a história definida. Isso talvez seja devido ao fato de que é uma peça inspirada no diário da autora, então as histórias são cortadas e sem uma sequência bem estruturada. São continhos e narrativas únicas, cada um com sua narradora (são quatro diferentes) e as amigas fazendo comentários e interpretações.

Basicamente são quatro amigas que compartilham histórias entre si com temas diversos: desde dramas familiares até assuntos mais polêmicos (como aborto e outros tabus). O livro é ilustrado e, como já disse, é em formato de peça teatral. Em seu interior encontramos recortes, desenhos, poemas, músicas e anotações da própria Maria Mariana.

O livro começa com o pai da autora dando um depoimento sobre o surgimento da ideia de fazer uma peça dessa maneira, fotos dela e das amigas que toparam atuar nela (inclusive a Ingrid Guimarães "surgiu" nela) e, logo depois, nos deparamos com uma carta da própria autora esclarecendo alguns detalhes do livro.

Depois de uma sequência de pequenas histórias, Maria Mariana volta com um texto de agradecimentos e aprendizados. Esse texto me incomodou. MUITO. Nele, a autora dita pontos que devemos seguir para aproveitar melhor a adolescência. Alguns conselhos são ótimos realmente, mas achei muito rude da parte dela colocar essas "regrinhas para uma adolescência feliz" sendo que o maior ensinamento que o livro prega e traz é que sim, seguir os impulsos dessa fase é algo bom e que devemos sempre seguir nosso coração, com responsabilidade, é claro.

Li o livro em meia hora e achei ele bem fraquinho, xoxo... :/ Sério, não me surpreendi em nada, foi muito aquém das minhas expectativas e a adaptação de Daniel Filho para os cinemas dá de 1000 a zero no livro. Se pararmos para pensar, talvez essa seja a intenção, visto que, originalmente, era uma peça teatral gigante que foi parcialmente transcrita para o papel.

Aqui tem algumas fotos dos elencos e logo abaixo o trailer do filme. Ameeeeeeeeeei a adaptação e recomendo MUITOOO! <3

Um dos elencos da peça teatral, com a autora Maria Mariana (no meio, com a mão no rosto) e Deborah Secco (agachadinha de boné)

Elenco do longa de Daniel Filho (Com Sophia Abrahão e Deborah Secco)


E então, pessoal, já assistiram o filme ou a peça?! Eu adorei muito o filme, mas pena que o livro não foi tão legal, né? :/

Até depois, um beijão!
Vi. <3

4 comentários:

  1. Oi, flor! Nem sabia que existia um livro. Assisti ao filme e gostei bastante. Pelo que entendi, as histórias do livro e do filme são muito diferentes. O livro me lembrou um pouco O Diário da Tati. Pessoalmente, não sou fã de formatos teatrais, acho que se perde muita informação legal e importante, sempre me dá a sensação de que li algo sem essência. Mas gostei da sua resenha ^^ Você é super boa nisso! :)

    Love, Nina.
    ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eii! Eu descobri logo depois do filme, hahaha! Eu, pessoalmente, não vi quase nenhuma semelhança entre os dois, mas como disse, o livro são recortes da peça, então provavelmente eles compilaram outras histórias para montar o roteiro do filme.

      E também não vou muito com a cara de formatos de peça não, hahaha! Gosto da história contada bem completinha e descrita, me entende? Hahahahahaha!

      Obrigada, querida! Um beijão ^_^

      Excluir
  2. Oieee Virgínia! Tudo bem?

    Eu já assisti o filme que foi inspirado nesse livro, que é inspirado num diário Hauhsauhsuhauhsa muita inspiração né?
    Eu gostei do filme, mas como o livro é mais rustico e parece ser em forma de "contos", deve ser outra experiência. Para um filme/livro juvenil, deve ser legal sim!
    As vezes, mesmo sendo mais velhas, gostamos de entender o público mais jovem, e relembrar o tempo e as confusoes da adolescencia huauhsausha (tenho quase 24 anos ja :( )

    Adorei o post, a resenha ficou muito boa! E para tudo que amei aquele pote da bela! Tenho um do mickey uahsauhsuha *-*

    Beijo!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PARA TUUUDO! Você não é velha, Caah! Hahahaha! Ainda somos jovens adultas u.u =P Mas enfim, o livro tinha tudo para ser legal, mas não foi... Ele é tão curtinho que quando a gente se envolve, já acabou e, além disso, as cartas do Pai e da própria autora são METADE do livro! =S

      Aaaaaaaaaaah, eu queria muito mais potes desse! O da Bela fica na estante da Paula Pimenta porque ela é uma princesa! *-* A louca, né? hahahahaha!

      Obrigada pela visita, querida! Volte sempre aqui, um beijo! ^_^

      Excluir

Deixe aqui seu recadinho!