segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Crítica: Na companhia das estrelas


Eeeeei gente! Disse que a resenha de hoje poderia sair com um atraso, mas não, consegui uma brechinha e vim postar para vocês. :) Dessa vez vou falar de um livro maravilhoso do Peter Heller; Na companhia das estrelas é singelo, mas ao mesmo tempo tem uma força imensurável.

Este livro tem como plano de fundo um mundo devastado por uma gripe contagiosa, onde pessoas têm que viver isoladas em grupos lutando por sua sobrevivência. Nesse meio, conhecemos Hig, um homem de seus quarenta anos que perdeu o amor da sua vida com essa doença e agora vive em um aeroporto rústico com seu cão Jasper e seu único vizinho em um raio de mais de 10 quilômetros, Bangley, um caminhoneiro valentão que protege a área como ninguém.

Hig é aviador e, a bordo de seu avião da década de 50, traz suprimentos, rastreia a região e devaneia sobre como era a época  em que tudo estava bem e Melissa ainda estava ao seu lado, antes de tudo ser levado pela praga. Porém, um dia que ele estava pilotando a sua "máquina", um sinal é captado pelo rádio e isso faz com que todo o curso de sua história se altere, fazendo com que ele descubra a vida novamente.

Nosso protagonista tem o coração muito bom e isso o atrapalha muitas vezes. Ser benevolente em um mundo como o que há aqui pode ser um erro grave.

A escrita deste livro é bem peculiar, chego a arriscar dizer que ela traz consigo um "quê" de fluxo de consciência (sim, bem Virginia Woolf e James Joyce, hahaha) e a urgência das palavras de Hig são sentidas só de bater o olho na página. Por ele ser escrito de maneira bem diferente da minha zona de conforto, me distraí centenas de vezes, apesar de que me apeguei muito à narrativa. E só para constar: este livro não recebeu a divulgação que merece! Gente, ele precisa ser lido por muita gente, vai fazer um bem imenso para a sociedade, sério! :)

Como vocês já devem ter reparado, é uma história muito emocionante e ver o Hig narrar para nós a dor da perda da mulher da vida dele por algo que ele foi incapaz de impedir, é muito triste e tocante. Este livro ensina lições muito importantes sobre a existência humana e sobre a sobrevivência em meio ao caos.

Muitas pessoas confundem, mas este livro NÃO É considerado distopia e nem pode ser, viu pessoal? Nele não há um controle autoritário e opressivo centrado em uma só figura, até porque não há meios de controlar esta sociedade, visto que tudo foi devastado e a população está espaçada por todo o lugar. Esta história é considerada ficção científica, é estranho, mas é o mais certo, hahaha! =P

Só tenho algo a dizer sobre o final: poderia ter sido muito melhor explicado e contado. O livro já tem cerca de quatrocentas páginas, umas a mais não fariam diferença, na minha opinião, pois fiquei sem entender muito bem o rumo que os personagens levaram e o futuro que eles teriam.

É isso então, pessoal! Já ouviram falar deste livro? Recomendo, viu? Dei quatro estrelinhas! ^_^

Um beijo, meus amores!
Vi. <3



4 comentários:

  1. Olá, tudo bem?

    Te confesso que nunca tinha ouvido falar desse livro, mas fiquei bem curiosa. Vou dar uma procurada. Bjus!!!
    http://lendoaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, e você?

      Recomendo muito a leitura! Depois me diz se gostou. :D

      Beijão

      Excluir
  2. so pela capa eu ja me interessei, ela eh maravilhosa!!! e eu amei a resenha que voce fez..
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elá é linda mesmo! Tem um efeito meio metalizado com as estrelas e as constelações! Espero que goste da leitura também. ^_^

      Obrigada pela visita, um beijo!

      Excluir

Deixe aqui seu recadinho!