segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Crítica: Apaixonada por histórias


Olá pessoaaaal! Tudo bem com vocês? A crítica dessa semana é de um livro suspeito. Paula Pimenta é minha autora favorita e eu vibro em todos os lançamentos dela, sem exceção. Todos os seus livros são favoritados e ganham cinco estrelas no Skoob, e com Apaixonada por histórias não poderia ser diferente.

Esta obra reúne cinquenta e cinco crônicas da autora mineira e é o segundo lançamento desse estilo que ela fez. O primeiro, Apaixonada por palavras, surpreendeu a Paula, que estava receosa de lançar o livro, afinal, ela era mais conhecida por seus livros do que por seus textos. Paula disse que achou que nenhum leitor iria aprovar o livro, bobeira pura, né? Hahahahahaha! Pelo menos eu leria tudo que ela escrevesse... =P Neste segundo livro, ela colocou crônicas mais recentes, desde 2001, e aquelas que contam alguma história ou caso que se passou com a autora.

É difícil resenhar um livro de textos curtos, e é mais difícil ainda quando TODOS os textos transmitem algo bom para você, e foi exatamente isso que aconteceu comigo. Cada um tem seu brilho especial sobre determinado assunto. Alguns me emocionaram bastante (como Até o infinito, ida e volta), já outros me fizeram pensar em coisas que eu nunca tinha pensado, como o fato de que na época dos nossos pais, tudo era mais fácil, desde arrumar um emprego até sair a noite sem se sentir insegura (e outras coisas mais, como citado no texto Na época da minha mãe). 

Paula nos fez entrar em reflexão sobre uma gama imensa de assuntos cotidianos que nós nem sempre prestamos atenção, mas todos eles possuem o amor como personagem principal. Além disso, a diagramação do livro está perfeita!! A Editora Gutenberg sempre capricha nos livros da Paula Pimenta. Com a cor roxa como protagonista, o livro tem pequenos detalhes e espaçamentos que nos deixam boquiabertos; um exemplo disso são as citações existentes no meio das crônicas, que vêm em letra cursiva e negritadas em roxo. Um amor só, ainda mais se juntarmos ao coraçãozinho colorido no final de cada texto! *o*

Como disse, sou extremamente suspeita para falar de livros da Paula, mas, tentando ser imparcial, preciso dizer que todo mundo vai gostar de pelo menos um texto, caso opte por fazer a leitura deste livro. <3

"O garoto pode não estar dentro das páginas de um livro, mas pode querer que você seja a protagonista do romance dele. Pode não parecer um galã de cinema, mas pode ser um garoto fofo, disposto a fazer tudo por você. Amor de verdade não tem hora, lugar e nem idade para acontecer. É aquele que já mora dentro do peito, mesmo que você não perceba. Cabe apenas a você permitir que ele desabroche. Só assim você poderá ter aquele sonhado final feliz... e transformar o seu melhor amigo em um príncipe encantado." 
Paula Pimenta

É isso então, pessoal! Espero que tenham gostado.

Um beijo, 
Vi. <3

2 comentários:

  1. Oi Virgínia, eu não li nenhum livro da Paula Pimenta ainda, mas está na minha lista Princesa Adormecida. Tenho vontade de ler Apaixonada por Histórias, só vejo resenhas positivas, ela escreve crônicas ótimas né?

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela escreve muuuito bem, Kétrin! Se você quiser conhecer mais um pouco do estilo de escrita dela antes de realmente ler o livro, entre nos sites que ela é cronista! Na página dela do facebbok você encontra o link para vários.

      Para ser sincera, Princesa Adormecida foi o livro da Paula que eu menos surtei, hahahaha! Te recomendo *muito* Fazendo meu Filme. Com certeza você irá adorar!

      Um beijão e volte quando quiser! :D

      Excluir

Deixe aqui seu recadinho!