sexta-feira, 7 de março de 2014

Março de Assis #1


Eiii, pessoal! Hoje vim trazer o resumo da minha primeira semana do desafio que me propus AQUI.

Os contos que li estão aqui abaixo, junto com minha opinião sobre cada um deles. (:

*As academias de Sião: Este eu achei bastante confuso, porque as partes dele não se ligam por uma conexão clara umas com as outras. O tema principal pode ser resumido em homossexualidade.
*A Igreja do Diabo: O próprio Diabo tenta fundar a sua religião, onde as ditas "más qualidades" reinem, mas se confronta com a contradição que é o homem, que é mais perverso do que ele imaginava.
*A Cartomante: Nesse conto, há uma intensa crítica a cartomantes, tarôs e essas coisas; o final me surpreendeu bastante!
*Cantiga de Esponsais: Trata do legado que um músico chamado Mestre Romão queria deixar após sua morte, mas não encontra inspiração para terminar sua cantiga. Diz muito respeito sobre as impressões que queremos causar nas pessoas, mesmo depois da morte.
*A Desejada da Gentes: Os principais temas são a rejeição e a intensa tristeza. Nos faz questionar o porquê de Quintília ter tanta aversão ao casamento.
*Noite de Almirante: Esse texto tem duas faces muito importantes, a primeira é a desilusão amorosa e a segunda são as importâncias dadas às aparências naquela sociedade.
*Missa do Galo: Aqui há a provável existência de uma paixão adolescente pela mulher mais madura, e nesse conto, mais uma vez, existe uma morte.

No geral, se você ler pelo menos dois desses contos, irá reparar que sempre haverá uma morte, ou um assassinato, as vezes até mais de um. As histórias que li possuem um grande "QUÊ" de melancolia, rejeição e angústia, o que pode incomodar um pouco se levarmos em consideração que alguns textos possuem uma narrativa bastante confusa e que gira em torno de um tema que não é completamente desenvolvido, deixando esse papel para nós, leitores. 

Outro aspecto que me deixou pensando foi: "E se esse conto se tornasse um livro?". Alguns deles ficariam perfeitos se escritos em uma prosa maior, como o A Cartomante

Já leram algum desses? Concordam comigo? (:

Beijão da Vi! :3

2 comentários:

  1. Que interessante seu projeto (e seu blog). Já li "Missa do galo".

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eiii! Muito obrigada! Esse foi um dos que mais gostei até agora :))

      Beijooos!

      Excluir

Deixe aqui seu recadinho!