terça-feira, 4 de março de 2014

Crítica: Extraordinário


Olá, galerinha! Como estão passando o feriadão do carnaval?


Durante esses dias, antes de vir para a minha cidade, devorei um livro muito especial. Extraordinário, da autora R. J. Palacio, é um livro extremamente envolvente, uma leitura que flui de uma maneira que não nos deixa ver o tempo passar. 

Tudo começa quando a mãe de Augustus, ou Auggie, decide o colocar em um colégio para formar-se no quinto ano. O garoto, que só estudou em casa durante toda a vida, possui uma deformidade genética grande que alterou seus traços do rosto, e mesmo depois de muitas cirurgias sua face ainda possui sequelas e várias diferenças de uma criança normal. 



Auggie sempre teve dificuldade em sair de casa, visto que quando saía, as pessoas o encaravam, riam dele e alguns até saíam correndo. Esse foi o primeiro desafio enfrentado por ele desde que sua mãe contou a "novidade" de que ele iria para uma escola cheia de crianças. 

Várias situações acontecem e o fazem perceber o quão bonito ele era, e que ele não devia se sentir diferente quando errados são aqueles que o maltratam verbalmente ou  fisicamente, como vemos em determinadas partes da narrativa.


O ponto mais interessante do livro é que ele é dividido em várias partes, cada uma contada por uma personagem, vemos assim a opinião de cada uma delas sobre o Augustus e o que acontece com ele. 

A superação ao bullying é outro ponto especial da história. Várias situações acontecem para nos provar e provar ao Auggie que ele é realmente extraordinário, como reforça sua mãe na última linha do livro. 


A autora nos põe em confronto com o conceito de aberração: Quem são as aberrações? Augustus que tem o rosto anômalo ou aqueles que "zoam" dele por isso?

O cuidado com a edição do livro, os desenhos, a diagramação e a fonte são perfeitas para que a leitura seja ainda mais tranquila e rápida. A Editora Intrínseca fez um trabalho lindo, ainda mais com essa nova capa azul que eu acho muito mais bonita =P .





É uma linda história, que merece ser lida por todas as pessoas, para a conscientização e a criação de esperança. Eu adorei e recomendo muito!

Eu tirei as fotos para esse post na rodoviária, quando estava vindo para minha casa. Achei o lugar fotogênico com o livro! Sem contar que logo queria compartilhar elas com vocês, então as tirei por lá mesmo. :3

Alguém aí já leu? Ficou com vontade de ler? Conta pra mim! (:

Beijão, Vi. <3


6 comentários:

  1. Eu me apaixonei por esse livro! É muito envolvente, devorei em poucos dias. As vezes me da uma saudade do Auggie...O desfecho da história é lindo, né? Gostei muito.Também fiz uma resenha dele no meu blog :)
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É siiiiiim! Quando eu fechei o livro, abracei ele e dormi até o outro dia abraçadinha nele, hahahaha! O Auggie foi um grande exemplo pra mim, mesmo que ele não conviva comigo. Adorei adorei e adorei! *-* Vou lá conferir sua resenha! ;) Beijão!

      Excluir
  2. Gente!!!
    Eu ainda não li :(
    Praticamente todas as resenhas que leio falam muito bem dele e da autora.
    Parece realmente ser muito especial. TENHO QUE LER!

    Olha, meu blog está com um projeto bem divertido, Adoraria que você participasse.
    http://www.factsinasuburb.blogspot.com.br/2014/03/projeto-letter-endress.html

    Um grande beijo ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem mesmo, você não vai se arrepender, garanto! :D E eu adorei seu projeto, até comentei por lá! *------* Beijão! :3

      Excluir
  3. Virgínia,
    Esse livro tem um enredo chocante em sua essência. A certeza da protagonista de que seu caso é praticamente irreversível nos deixa estáticos, como ele por muito tempo ficou. E como o próprio título disse, é também uma história extraordinária.
    Adorei a resenha e as fotos.

    Atenciosamente,
    R.S.Merces

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo, R. S. Merces! A gente se sente até mesmo impotente de não poder ajudá-lo a perceber o quanto é especial!

      Muito obrigada!! :D

      Excluir

Deixe aqui seu recadinho!