quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

O garoto no convés - John Boyne



Eeeeei gente! Hoje vim contar para vocês o amor incondicional que foi este livro que li em janeiro. Logo mais, no canal, sai o vídeo de leituras de janeiro, então fiquem ligadinhos por lá para saberem o que mais li, okay? Enfiiiim, vamos à resenha de O garoto no convés, hahaha! ^_^

Nesse romance histórico, temos a chance de conhecer John Jacob Turnstile, um garoto que não se revela pra nós, leitores, de primeira. A cada página que passamos, descobrimos mais e mais como sua vida foi difícil e aparenta não ter esperança nenhuma de melhorar. Turnstile é apenas uma personagem que fará parte da história que envolve o navio HMS Bounty, pertencente à coroa Britânica e que sai em uma missão nas colônias inglesas do século XVIII a mando do Rei George.

Este barco entrou para a história devido à um motim ocorrido nele, um dos maiores existentes. O que mais me impressionou é que é uma história real. O Bounty realmente foi tomado pela tripulação que estava, anteriormente, subordinada ao famoso capitão inglês William Blight. John Boyne criou John Jacob como um participante desta tripulação e a história foi tão fiel e rica em detalhes que foi como se o autor estivesse lá neste navio, fiquei bastante impressionada, de verdade! Senti que, depois dessa, o autor poderia escrever qualquer coisa que seria ótima, hahaha!

Bom, não vou contar muito sobre o motim, porque isso pode ser um spoiler para quem quer ler o livro sem saber de nada, porém, quem quiser conhecer estes fatos, esse link AQUI da wikipedia (é o mais rico de informações, sem preconceito com o site, genteee, haha :) pode ajudar! ;)

Focando em Tutu (apelido de Turnstile, hehe), que é a personagem central da história, o conhecemos como um batedor de carteiras mirim (ele tem 14 anos) das ruas de Portsmouth, em Londres, até que ele é preso e acaba sendo "salvo pelo gongo" de ganahr uma pena de três anos em cárcere. Seu salvador, o francês que ele assaltou, propõe à John Jacob a troca da pena por um emprego  de criado particular de Blight, o capitão do Bounty; é assim que sua história se entrelaçça com a do motim do navio. Como citei, no início do livro, isso é tudo o que sabemos sobre Turnstile, mas ao longo da leitura vamos vendo o quão pesada e triste é a história de sua vida em Londres, lugar para onde ele jurou nunca mais voltar.

Eu A-MEI este livro! É uma leitura densa e bem pesada quando apreendemos os detalhes, mas vale a pena demais. Além de conhecermos a história do Bounty e dos costumes da época (bem estranhos por sina HAHAHA) perfeitamente, temos uma análise de tudo pelo olhar "inocente" de um jovem descobrindo a vida e o mundo.

Decidi que quero ler TODOS os livros do Boyne, sem mais, hahaha! Demorei demais para ler algum e quando terminei, fiquei pensando em John Jacob e em sua história por dias a fio... <3

E isso é tudo, hahaha! Vocês têm alguma indicação para ser minha próxima leitura de John Boyne? E já pegaram O garoto no convés pra ler? Não? FALA SÉRIO, CORRE!

Um beijo,
Vi. <3


 skoob * weheartit * pinterest * facebook do blog * instagram * youtube snapchat: vividsb7

2 comentários:

  1. Eu já tinha visto esse livro, mas não sabia sobre o que se tratava. E agora, depois da sua resenha, devo dizer que fiquei morrendo de vontade de lê-lo ♥ Parece ser realmente muito bom, e eu adoro histórias assim! Muito boa sua resenha!

    Beijos
    Meu Conto de Fada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeeei Giuliana!! Fico muito feliz que tenha gostado! Dê uma chance ao livro mesmo, é incrível!! <3

      Um beijão! <3

      Excluir

Deixe aqui seu recadinho!