quinta-feira, 5 de março de 2015

Como economizar para comprar livros? :o

Foto retirada do weheartit.com

Heeeeey, gente! Tudo bem? Hoje eu vim aqui para dividir com vocês algumas coisas que funcionam comigo para poupar money para comprar livros! \o/

Bom, para começo de conversa, é preciso estabelecer uma meta bem forte para fazer você focar mesmo em poupar dinheiro. Eu, por exemplo, sempre coloco um post it colado na frente do cofrinho em que guardo o dinheiro com o nome (ou os nomes) dos livros que quero comprar com o que poupei. 

É de suma importância ter um local para guardar o dinheiro. Muitas pessoas dizem que é mais fácil e eficiente guardá-lo na própria conta do banco e de certa forma elas estão certas. Quando se coloca dinheiro lá, dependendo das opções da sua conta, ele tende a render e aumentar "sozinho", mas comigo isso funciona em partes. Eu tenho um potinho de plástico (daqueles de maionese mesmo kkkkk =P) onde guardo todas as moedinhas que recebo de troco, absolutamente todas, hahahaha! No final do dia, abro a carteira e "deposito" todas as moedas lá. Já na minha conta do banco, coloco as notas e salário que recebo/ganho, daí não gasto o que tenho depositado na conta. Quanto ao meu "cofrinho", gosto de colocar tudo lá porque assim vejo ele encher cada vez mais e sinto que realmente estou poupando, o que é uma motivação a mais para guardar dinheiro, vê-lo crescer cada dia mais. ^_^

Como disse, estabeleço uns dois livros para colocar no post it colado em frente ao cofre, mas tem um porém: eu só abro o cofre e tiro o dinheiro (as moedinhas, né) de lá quando ele está completamente cheio e entupido. Tento ao máximo me controlar e só ir colocando os din-dins, nunca tirando. Quando ele enche, eu conto logicamente e compro os livros que eu havia planejado comprar. Geralmente, há mais dinheiro do que o que precisei usar para comprar aqueles dois livros, então me permito ir adicionando mais no carrinho da livraria até dar o valor que tenho ou algo bem próximo.

Minha dica a vocês, além de estabelecer metas, é ter força de vontade e só se descontrolar em datas especiais (tipo a Black Friday ou a Bienal, hahaha). Procure não visitar muito as lojas virtuais e físicas quando ainda não tem dinheiro, isso ajuda a não ficar com vontade e sair comprando tudo o que vê. Mais uma dica de ouro: se organizem em algum caderno ou no Skoob (façam o perfil de vocês e me adicioneeeeem! \o) e coloquem lá os livros que vocês desejam, os que estão na meta de vocês etc, daí vocês terão mais controle, verão os que querem a mais tempo, os que são lançamentos e tal; isso vai servir para nortear vocês, por exemplo: quando for a livraria não vai mais sair escolhendo todos os que ver pela frente, você já terá um rumo a seguir e saberá exatamente os livros que quer e procura.

Eu adoro esse assunto, de poupar dinheiro e administrá-lo através da imposição de metas. Outro dia li um livro excelente sobre isso, chamado Separe uma verba para ser feliz, do autor Mauro Calil. Eu falo um pouco sobre ele AQUI, nas Leituras do mês de Janeiro, caso vocês se interessem, hihihihi!

Eu queria saber se vocês tem alguma técnica especial ou fazem algo diferente e inovador. Sempre estou aberta a conversar sobre esse assunto, então deixem comentários, hahaha! Vocês são controlados ou precisam de uma força superior para segurar vocês? kkkkkk! =P

That's all, folks! =P Um super beijo,
Vi! <3

4 comentários:

  1. Adorei a ideia, é tao gratificante abrir o cofrinho e poder comprar o livro que voce ficou o med todo namorando haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Noooooooossa, nem me fale! Dá uma sensação ótima de "eu consiiiigo", hahahahaha!

      Um beijão! ^_^

      Excluir
  2. Oi, Virgínia!
    Eu confesso que tenho um sério problema na hora de poupar dinheiro. Sou muito impulsiva. Mas, nesse começo de ano, estou me virando bem e nem estou triste hahaha. Sem contar que a biblioteca da minha faculdade é linda, maravilhosa e diva e me fornece muitos livros, assim, não preciso comprá-los. Nunca tive um potinho para guardar nada, mas é uma boa dica!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eiiii, Nina! Adorei a parte das bibliotecas! É muito verdade isso que você disse, e a biblioteca da cidade em que eu estudo também é maravilhosa! Não digo a da universidade porque lá a maioria são de livros técnicos, mas a municipal dá um show nos lançamentos, sério! Queria fazer um post sobre isso também, hihihi!

      Pense em algo pra te fazer poupar, a sensação de comprar algo que foi árduo conseguir é inigualável! :D

      Um beijão, Nina querida! <3

      Excluir

Deixe aqui seu recadinho!