segunda-feira, 23 de março de 2015

ABANDONADO: Saramago


Ooooolá, pessoal! Hoje venho - infelizmente - atualizar essa coluna do blog. Estou feliz que isso está sendo beeeeeem raro, mas abandonar um livro nunca é um sentimento bom. :/

Comprei Saramago, de João Marques Lopes, na Bienal do Livro de Minas, no ano passado. Sempre quis ler algo do José Saramago e continuo com esse sentimento, porém queria começar por uma biografia dele, para me situar e entender o contexto em que ele vivia. Entãaaaaaaaao, quando vi este exemplar, logo adquiri.

Sou muito fã de biografias e já li algumas ao longo da vida. Estava animada para ler esta obra, mas lá pela página 50, não conseguia mais avançar, estava saturada e desgastada com a leitura. Não era NADA do que eu imaginei... :/

O livro é dividido em algumas sessões e subtítulos delas, mas não existe uma linearidade, uma "história" contada ali. O autor cita o nascimento de Saramago e pula para acontecimentos históricos da época e logo depois o menino já está com uma idade avançada... É bem vago e não traz uma conexão certeira com a vida do autor. 

Preciso apontar que, quando algum fato da vida de Saramago é colocado na narrativa, é um trecho de algum livro dele que conta os fatos e não o autor. São vários recortes de obras dele que contam mas não contam a própria vida, parecendo que João Marques não quis ter o trabalho de recontar as coisas. Não sei, não me passou uma impressão legal do autor dessa biografia. 

Em determinada parte do livro algumas páginas são apenas com fotografias de Saramago e, só ali na legenda delas, é que vi um trabalho real de pesquisa do autor. Não tenho como dizer se ele pesquisou ou não, estou falando apenas das minhas sensações, ok? :D

Eu não sei o que houve, porque a letra e a diagramação são ótimas, mas a leitura não fluía... cada hora um trecho de algum outro livro diferente e nada junto criava uma "história" da vida de Saramago e nem as suas influências. 

Estou bem decepcionada com este livro, tanto que coloquei para a troca lá no meu Skoob. Espero que a outra biografia que tenho aqui seja mais o meu estilo de leitura, hahaha! 

Lembrando que essas são as minhas opiniões, viu? Com certeza existem pessoas que adoraram este livro. Se você conhece ou gostaria de trocar comigo este livro, comente aqui embaixo! Quem sabe vocês não me convencem a dar mais uma chance?! ^_^

Um beijo,
Vi. <3

2 comentários:

  1. Oi Virgínia, eu nunca li biografias, pois não me vejo tão preparado. Acho que se você não conseguiu prosseguir com a leitura, deve ser questão de tempo, não sei. Já ouvi algumas resenhas sobre obras do Saramago e ele parece ter um belo de um arsenal. Enfim!
    Abraços :)
    www.chamandoumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiim, tenho muita vontade de ler as obras de Saramago! Tomara que elas não sejam como a biografia dele, hahahahaha!

      Um abraço! (:

      Excluir

Deixe aqui seu recadinho!